5 de set. de 2009

A QUEM CABE A GESTÃO DA SEGURANÇA ELETRÔNICA?

Por André Pereira da Silva.


Embora faça uso da tecnologia, a Segurança é um ramo da Administração, não da Engenharia. As instalações de campo para segurança privada não precisam de engenheiros, precisam de Gestores da segurança tecnológica. Os equipamentos nacionais utilizados na “Segurança Eletrônica” (componentes de sistemas, tais como câmeras, monitores, sensores, centrais de alarme...) já são fabricados no Brasil sob responsabilidade técnica (RT) de engenheiros. Contudo, os sistemas de segurança são estratégicos, e requerem responsabilidade operacional (RO) de gestores.


O Gestor de Segurança Privada é um profissional de nível superior responsável pela segurança ligado ao CRA - Conselho Regional de Administração. 


Contudo, ainda falta a esse profissional uma formação mais tecnológica. Muitos têm dificuldades para lidar com as modernas e mutantes tecnologias sem a ajuda dos técnicos...


Engenheiros e técnicos também não estão capacitados para atuar na gestão de segurança. Com foco só na área técnica, no funcionamento eletrônico dos componentes, eles têm dificuldades para gerir a segurança como um todo: diagnósticos de riscos, planejamento e gestão estratégica, controle de riscos, segurança pessoal e patrimonial, administração, marketing, vendas...


Digamos que os técnicos estariam comprometidos com a eficiência dos componentes; os gestores comprometidos com a eficácia dos sistemas de segurança eletrônica. Os técnicos deveriam ser acessores dos gestores, não o contrário.


Assim, pela formação acadêmica, engenheiros e técnicos só podem ser responsáveis técnicos pela fabricação e reparo dos componentes, não pela gestão estratégica e operacional dos sistemas de segurança de empresas, condomínios e residências.


Um bom exemplo seria um condomínio. Qual é o principal papel dos condomínios hoje? Não é a Segurança? Então, o síndico deveria ser um Gestor de Segurança, não um Engenheiro.


Mas, a despeito desse dilema, a gestão de condomínios tem sido feita por aposentados e donas de casa: síndicos eleitos pelos que não querem se envolver com nada que traga responsabilidades sem lucro... Veja a matéria A SEGURANÇA E A GESTÃO NEOLIBERAL NOS CONDOMÍNIOS.

4 comentários:

Unknown disse...

Prezado André,

Eu não poderia concordar mais com seu ponto de vista, até porque ele é 100% congruente com as mais modernas práticas de segurança. O próprio Bruce Schneier, um dos mais respeitados gurus da segurança digital do mundo disse de forma bastante contundente: "se você acha que a tecnologia resolve os problemas de segurança, você não conhece nem a tecnologia, nem os problemas de segurança."

E é isso mesmo: a segurança tem que ser pensada muito além dos limites (estreitos e ambíguos) da tecnologia. Tem que abranger processos e pessoas, duas entidades que transcendem a técnica e caem diretamente no âmbito da administração.

Foi uma grande alegria ter trombado com esse seu blog, e vou passar a visitá-lo com frequência, e mesmo citá-lo no meu, o "5 Minutos de Segurança" (http://5minseg.blogspot.com), onde coloco pequenos artigos diários sobre segurança para usuários domésticos e/ou leigos da Internet. Convido-o para uma visita, e se achar útil, para divulgá-lo entre amigos e conhecidos. Certamente farei o mesmo com o seu.

Um bração e tudo de bom!

Ruy

André disse...

Obrigado Ruy.

Percebo que você é uma pessoa evoluida. Não podemos concordar mais que 100% sobre o assunto, mas podemos aumentar as nossas convicções: As questões de Segurança TI e Segurança Eletrônica envolvem comportamento e tecnologia. A tecnologia surge para nos ajudar a manter um comportamento seguro e constante. Mas, os riscos aumentam sempre que abandonamos o comportamento achando que a tecnologia vai fazer tudo sozinha...

Gostei do seu blog. A segurança em TI é complementar à segurança eletrônica. Vou incluí-lo na lista de blogs parceiros.

Abraço.

Marcelo Truta disse...

Por acaso passei aqui e posso dizer que foram as palavras mais apropriadas e com notório conhecimento de causa que leio nessa caminhada de 22 anos em sistemas de segurança e agora gestor.
Parabéns e de antemão,também peço sua permissão para publicar na integra na minha página
Gestores e analista de segurança privada.
Parabéns novamente.

André disse...

Obrigado Marcelo.

Fique à vontade para publicar e republicar meu textos citando a fonte.


PESQUISAS DE CONFIANÇA NA SEGURANÇA PÚBLICA E PRIVADA.

Vote e veja o resultado atual dessa interessante pesquisa marcada pela Digital verde, na faixa vertical ao lado >>>
 
BlogBlogs.Com.Br Planeta Voluntários - porque ajudar faz bem!